BeRuby

Embaixadores

sábado, 30 de abril de 2011

Alien (1979)

 

alien-original

“I can't lie to you about your chances, but... you have my sympathies.”

Se há um filme que me surpreendeu nos últimos tempos, foi Alien. A história é mítica e é daquelas que todos sabem mesmo sem ver o filme. Mas o que mais me interessou em Alien foi o seu ritmo de contar a história – calmo e suave. Como se não houvesse pressa para saber que terrível criatura era esse Alien.

O primeiro de quatro, Alien é realizado por Ridley Scott. O começo de uma saga de aliens mas também uma afirmação da ficção-científica. Alien é vanguardista na forma como trata o seu tema e mostra que é com suavidade, suspense e com uma boa história que se cria um filme de terror e de culto. Posso afirma, que Alien – O Oitavo Passageiro, é um grande filme de ficção-científica.

 

nota 8

10 comentários:

Stella disse...

Bruno, onde que Alien perdeu 2 pontos com você? Fiquei curiosa...

Fada Da Cozinha disse...

Sem súvida, uma das minhas sagas preferidas. Um icone da ficção cientifica e uma ode à imaginação. Se bem que os meus preferidos sejam o 2º e o 4º, ainda me lembro de me lembro de me escapulir para a sala, enquanto criança, e assisti-lo às escondidas. Espero que esteja para breve o 5º capítulo.

Juliana.
www.cinemofilia.blogspot.com

Sarah disse...

Que clássicooo Bruno! Well done. Mas a minha sis é que é completamente viciada na saga, não obstante eu também gostar.

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com

ArmPauloFerreira disse...

Sem dúvida Bruno, que é um dos incontornáveis sci-fi/terror.

A calma que te referes também tem muita relação com a cultura da altura, onde tudo era gradualmente introduzido potenciando o factor surpresa. Comparando com a actualidade, um filme moderno tem de nos primeiros 3 a 10 minutos, antes de avançar, dar já uma amostra do que se vai desenvolver senão as massas desistem dele.

Ainda assim acho que o james Cameron criou o mais espectacular da saga sem o trair em nada e conseguindo ainda o mais dificil que é expandir o conceito.

A cena da refeição de onde "nasce" o alien parasita (a rasgar o corpo) ... é brutal e inesquecível.Foi um marco e acabou mesmo por criar uma marca do tipo registada nesta saga, pois todos os outros lá a colocam de alguma forma. Incluindo os da série Alien Vs Predator (que eleva a contagem de 4 para 6 filmes com estas criaturas).

Loot disse...

Para mim é obra-prima!!!

Bruno Cunha disse...

Todos falam que o segundo e o quarto são os melhores. Para breve, já digo alguma coisa.

Abraços e obrigado pelos comentários.

Tertúlia Cinematográfica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Loot disse...

Nenhum é melhor que o um :P

Mas o 2 está ao mesmo nível :D

O 4 é o mais fraco

Nuno Pereira disse...

Eu devo dizer primeiro que vi este filme algures na década de 90... muitos anos depois de ter visto um Aliens ou um Predator.

Talvez por isso este filme nunca me tenha impressionado. É uma desilusão se o comparar com o Aliens. Até acho que é um filme tecnicamente a envelhecer muito mal...

Mas não discordo que seja um marco na ficção cientifica e no género do horror.

Afinal depois de ver este Alien percebi que o Aliens é uma "copia" deste, mas com tudo redobrado :)

ArmPauloFerreira disse...

O primeiro que vi da saga foi o Aliens do Cameron. E foi no cinema por acidente pois até era menor...
Tal como o Nuno, vi anos depois o original e sempre tive mais fascínio pelo segundo. No entanto, o filme de Ridley Scott tem uma natureza mais ambientada no terror espacial e um argumento e visual poderoso. Sem ele, Cameron nunca teria feito um tão valente filme de acção com mistura de sci-fi terror.
O quarto até acho o mais fraco de todos e difere dos outros em certa medida até. Nota-se que é um acrescento a uma saga que deveria ser somente uma trilogia como tão bem David Fincher soube concluir (foi o 1º filme deste realizador - começou em grande!)

Cá esperamos as tuas observações ou reviews ao resto da saga.

Obs: a variante AVP é um desvio mas curti o 1º...