BeRuby

Embaixadores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Celda 211 (2009)


Grande filme dirigido por Daniel Monzon! Fruto de uma parceria entre Espanha e França, este é um filme sobre o motim numa prisão, apimentado pelo facto de um guarda (no seu primeiro dia de trabalho) ser apanhado no meio da confusão e ter que se fazer passar por recluso. O argumento é bastante original e o elenco é muito bom.
Boa dose de violência (sem ultrapassar o razoável), boa contextualização da realidade social espanhola (a presença dos "etarras" está perfeita) e a luta do guarda para primeiro se misturar entre os reclusos e depois se virar contra o sistema também. Diria mesmo que o ponto forte do filme é a personagem de Juan Oliver (Alberto Almmann). Perfeita! Depois o líder da revolta também aparece muito convincente, a típica imagem de um preso, Malamadre (Luis Tosar). A relação entre os dois está muito bem trabalhada.

Se ainda não viram, procurem ver porque não sabem o que estão a perder.

2 comentários:

Sarah disse...

Grande falha minha, mas ainda não tive oportunidade de vê-lo, mas já ouvi dizer muito bem, tal como a tua crítica também o comprova. Terei que ver em breve!

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com

ArmPauloFerreira disse...

Também gostei do filme. Não andava nada atraído em o ver mas como um dia destes passou na RTP, decidi-me a ver e fiquei magnetizado. É um grande filme, tem uma bem engendrada narrativa, muito inteligente e oportuna nos momentos certos e o Malamadre rouba todo o filme para ele (se calhar é por isso que cumpre pena).
Boa e cativante review.