BeRuby

Embaixadores

sábado, 3 de dezembro de 2011

The Curious Case of Benjamin Button (2008)

 

The Curious Case of Benjamin Button

“My name is Benjamin Button, and I was born under unusual circumstances. While everyone else was agin', I was gettin' younger... all alone.”

 

David Fincher é, a meu ver, um dos melhores cineastas destes últimos anos. Obras como The Game e Se7en ditaram um início de carreira fascinante e talentoso. E obras como Fight Club mostraram a genialidade de Fincher.

Assim, The curious case of Benjamin Button mostra-nos mais uma parceria entre Fincher e Brad Pitt e, mais uma vez, uma louvável obra. Tão louvável que só não ganhou o Óscar pois a Academia gosta de propagandear a sua imagem de diversidade e atribui o tão cobiçado galardão a uma fita, permitam a expressão, bollywoodesca.

Mas embora o prémio não tenha sido atribuído, a qualidade da fita nunca foi questionada. Daí que, Eric Roth tenha adaptado para argumento esta extraordinária fábula escrita por F. Scott Fitzgerald onde se questiona como seria a vida vivida ao contrário e que efeitos teriam no quotidiano dessa pessoa. De facto, a “desculpa” de a vida andar ao contrário apenas serve, a meu ver, para analisar minuciosamente a vida de uma pessoa de forma a antever o seu próximo passo na evolução como um ser humano.

Mais uma vez Fincher não me desilude. Antes pelo contrário, David Fincher compõe uma complexa obra recheada de talento onde o produto final apresenta-se como mais do que apenas outro filme de Fincher.

nota 8[5]

Sem comentários: