BeRuby

Embaixadores

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Born on the fourth of July (1989)

 

born-on-the-fourth_cruise

4 de Julho. O dia da independência dos Estados Unidos da América. O título é exibido no ecrã, por detrás as longas paradas e a bandeira dos E.U.A. “O” feriado americano.

Neste 4 de Julho desfilam as figuras daquela pacata cidade. Os jovens, os homens, os veteranos da guerra. Tudo assistido pelos pais e filhos daquela utópica cidade e nação.

A história conta a história de Ron Kovic (Tom Cruise) um rapaz como qualquer outro que ingressa nos fuzileiros. Regressa, paralisado mas com o mesmo amor à nação com o que partiu.

Oliver Stone mostra-nos nesta fita a vida de Kovic no antes, durante e depois da guerra. As determinações, os desejos, o medo, a fúria e a necessidade de proclamar a verdade. Além de um Tom Cruise completamente devoto à personagem, Stone adapta um maravilhoso argumento que questiona a grande nação dos EUA. Em última estância, Stone faz-nos reflectir naquela personagem como se fosse qualquer outra, como o governo actua sobre nós e como nós, submissos, acreditamos. Mas também nos mostra que nunca é tarde de mais, nunca se deve afogar nas mágoas mas que se deve mostrar ao mundo a destreza de nós próprios.

Born on the fourth of July é, em seu total, uma obra que nos leva a reflectir sobre o nosso papel no nosso mundo e na sociedade.

nota 8[5]

Sem comentários: