BeRuby

Embaixadores

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Gone With the Wind (1939)

10 oscares, entre os quais melhor filme, realizador (Victor Fleming), actriz principal (Leigh) e secundária (McDaniel, primeira preta a ser nomeada e a ganhar) e argumento; nomeado Gable para melhor actor principal e Havilland como secundária.

Gone With the Wind é passado no sul dos Estados Unidos, antes durante e depois da Guerra Civil, que entre outras coisas foi sobre a segregação racial e a exploração dos escravos.
Os O'Hara têm uma quinta, com escravos como era norma, mas que eram bem tratados. O pai está senil e a mãe morreu. Scarlet, numa interpretação fantástica de Vivian Leigh, está responsável de tudo e aguenta bem esse peso. É forte e independente, mas no fundo quer e gosta de ser cortejada. Não tem rodeios em lutar por o que quer e isto é uma inovação para a altura. O filme trata muito das relações de força entre homem-mulher e das ideias que havia, e isso é fantástico, observar como muita coisa nunca muda.
Este clássico é um bom filme sim, mas pondo-lo em contexto, tanto da época retratada como do ano de estreia, pelos actores envolvidos, pela imagem, tem uma grandiosidade que hoje em dia não sei se algum tem.

Tem duas das frases mais conhecidas da história de Hollywood:
- "frankly, my dear, I don't give a damn" por Clark Gable (que esteve para ser censurada)
- "after all, tomorrow is another day" por Scarlet.

- primeiro filme a cores a ganhar o Oscar
- estreou no ano em que começou a II Guerra Mundial
- foi feriado em Atlanta, no dia em que lá estreou. Os preços aumentaram 40 vezes

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Ricardo,

Sou leitor do Frank and Hall's Stuff e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que vocês também passassem a publicar seus textos no Cinema Total - assim vocês também atingem o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Frank and Hall's Stuff.

Se vocês gostarem do site, também peço que coloquem um link para ele no Frank and Hall's Stuff.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com