BeRuby

Embaixadores

segunda-feira, 5 de março de 2012

The Queen (2006)

Surpreendentemente é um bom filme. Eu que não gosto nada da monarquia, que continuo sem entender para que ainda existe e porque as pessoas têm tanto respeito e admiração por eles, fui gostar de um filme sobre a actual Rainha de Inglaterra, Isabel II.
O filme começa com a eleição de Tony Blair para Prime Minister. Pouco tempo depois, Diana morre. Juntando declarações oficiais de várias pessoas da altura, capas de jornais reais, imagens verídicas de Diana antes de morrer e do seu funeral, o filme está bem construído e bem interpretado. Mostra bem como funciona a Monarquia e seus súbditos ingleses, mostra as relações entre gabinetes, imprensa, primeiro ministro e chefe de estado.

2 comentários:

Stella disse...

Ricardo, no melhor dos mundos seria bem útil ter um soberano e sua família a postos para inaugurações, viagens, visitas a hospitais e asilos. Assim os primeiros-ministros ou presidentes ficariam totalmente dedicados à administração. Conscientes de serem servidores da nação, supõe-se que a família real preservasse valores e virtudes e servisse de modelo ao povo. Um sistema bem atraente. Quando olho minha cidade (Rio de Janeiro), lembro com carinho de D. João VI e Pedro II. Fizeram mais por nós do que muitos republicanos.

RicardoRodrigues disse...

Deparei-me com o teu blog a partir do Dial P for Popcorn, gostei! The Queen é um grande filme, com uma prestação magnífica de Helen Mirren! E acho que a Monarqui nem seja assim um sistema político tão mau! Alias, em muitos casos mais positivo que a Republica!