BeRuby

Embaixadores

quinta-feira, 10 de março de 2011

O estranho caso dos filmes de Terror.

 

psycho-image

Eu não vejo muitos filmes de terror. Aliás, é um dos géneros que mais me desilude. Não por me assustar até porque adoro apanhar um bom susto mas pela falta de qualidade e empenho que prevalece nos filmes de terror. Seja por serem filmes à base de espíritos ou casas assombradas (assuntos fúteis) ou por serem, muitas das vezes, slashers sem história (Não me interpretem mal, eu gosto do Freddy e do Michael). É raro, para mim, encontrar um filme de terror como Psycho ou Shining. Filmes onde poucas pessoas morrem, têm história, têm sentido, não têm espíritos e, mais que tudo, assustam! Mas assustam mesmo!

Um das coisas que eu adoro em filmes de terror é o humor e o gore. Adoro! Funcionam no perfeição e traçam rasgos e separam filmes de terror. Outra das coisas que adoro em filmes de terror é a violência, seja ela física ou psicológica. Dá-me imenso prazer ver a estruturação e a forma como a violência consegue ser usadas. Afinal, todos nós temos instintos animalescos e primitivos.

E assim se fazem filmes de terror. Bons, maus e muito maus. Mas ainda está para chegar um filme de Terror nestes anos vindouros em vampiros e lobisomens (ou mesmo for a deste assunto) que me assuste como, por exemplo, Hitchcock fez!

 

shining

5 comentários:

Ricardo disse...

Sim também concordo. Já sinto a falta de um bom filme de terror.

Mas tenho que admitir que deve ser das coisas mais difíceis de fazer..

Nuno Pereira disse...

Acho que percebi perfeitamente o Bruno...

No geral a "fartura" é de filmes de terror com monstrinhos ou aliens.

Não sei se conheces, mas nos últimos anos saíram obras de terror muitíssimo boas, algumas utilizando apenas o ser humano com esses instintos que falas. O mais celebre, e o melhor filme de terror da década passada o "Eden Lake".

Existem também alguns filmes "Franceses" interessantes como o "Mártires" ou o "À l’intérieur" ou ainda o "Frontiere"...

Quatro filmes que deves ver, especialmente o "Eden Lake".

Bruno Cunha disse...

Assim o vou fazer! Obrigado pelas dicas!

Sarah disse...

Terror é indiscutivelmente o meu género preferido!
Concordo em parte com o que dizer, de facto, assiste-se a uma franca decadência do género actualmente, mas isso não significa que não se apanhe uns bons de vez em quando ;) Os filmes que o Nuno Pereira sugeriu são espectaculares, especialmente, Martyrs, um verdadeiro marco no cinema francês!

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com

Anónimo disse...

Boa tarde pessoal.
eu adoro filmes de terror e martyrs nao vale nada, o frontiers sim é bom.