BeRuby

Embaixadores

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

The Godfather, part 2 (1974), por Ricardo




A segunda parte da trilogia podia muito bem fazer parte da primeira, se bem que seriam quase seis horas de filme. Não que eu me importasse. Mas sem dúvida que há poucas diferenças entre os dois filmes, além claro da inclusão de Robert de Niro (Oscar para melhor actor secundário) para interpretar o início da "carreira" de Vito Corleone. Quanto a Marlon Brando, estou dividido; por um lado, gostava que ele tivesse participado, mas por outro penso que não seria exequível fazer dele um miúdo de 25 anos.

Gostei dos flashbacks constantes para por um lado mostrar o início da "Famiglia" e por outro mostrar os destinos do sucessor.

Mais de três horas de filme em que vemos os detalhes todos da história, não falta nada e não fica nada por se saber. Al Pacino está sublime. Gostei também de Robert Duvall embora Hagen esteja agora menos interventivo.

Michael Corleone é uma personagem que ficará sempre na memória de quem viu os filmes.

Ganhou 6 Oscares (melhor filme, melhor realizador e o já citado para Robert de Niro) e foi nomeado para outros 5 (entre eles Al Pacino para melhor actor).

2 comentários:

Mateus Souza disse...

Ótimo filme. Não sei dizer qual o melhor, esse ou a parte I. Gosto muito dos dois. E tem razão, Michael Corleone ficará pra sempre na memória.

=]

Bruno Cunha disse...

Mateus, também acho difícil escolher o meu preferido.

Abraço