BeRuby

Embaixadores

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lord of War (2005)


Lord of the War - Senhor da Guerra


 Ontem vi na Sic "O Rapaz do Pijama às Riscas" mas ainda não estou refeito das emoções para poder escrever sobre o filme, portanto vai ter que esperar.

Entretanto, Lord of War é um filme livremente baseado na história de Viktor Bout (ver mais no fim do post), um traficante de armas ilegais. Na minha opinião, é um filme muito bem conseguido, com uma abertura que explica o processo todo das munições, desde a sua fabricação até à cabeça de um miúdo africano e com uma grande performance de Nicolas Cage. Este é Yuri Orlov, um ucraniano que imigra para a América e que perante a ausência de perspectivas opta pelo negócio das armas.

Como sempre acontece nestes casos, tinham que meter uma relação amorosa. Desta vez, inventaram uma mulher-troféu (Bridget Moynahan) para o traficante, que a conseguiu conquistar através das mentiras que contou e do dinheiro que ganhava com o tráfico. Se nada disto aconteceu na realidade, para que foram acrescentar a mulher e o filho ao homem ? Mulher essa que passa de uma modelo inatingível e imaculada para uma artista em decadência que nem pergunta de onde vem o dinheiro.

No filme entra também Jared Leto, que faz de irmão sonhador e irresponsável, viciado em cocaína e que é arrastado para o negócio ilegal e Ethan Hawke, agente da autoridade que tenta capturar Cage.

Podemos ver ao longo do filme como os militares, os alfandegários, os responsáveis com cargos de alta patente, toda essa gente é comprada para que as armas cheguem ao destino, seja os Balcãs, sejam alguns países africanos (grande maioria, aliás), seja o Médio Oriente ou a América do Sul. Observamos também a alta qualidade de vida existente nestes países. Talvez haja alguma ligação..
Nota 8

Aqui podem ler 3 artigos sobre Bout:

Artigo de 2002
http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFlAlFplycANgwfPZ

Artigo de 2008
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=521

Artigo de 2010
http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-11036569


Até ao próximo post!

1 comentário:

Peter Gunn disse...

Muito bom este filme, a cena inicial é realmente memorável.

Se bem que se por um lado o tom ligeiro e mais humorado do filme acabam por o favorecer como entretenimento, é pena que essa vertente nunca deixe o filme se afirmar como um verdadeiro alerta para o drama do trafico de armas e as pessoas que nele morrem...

Cumprimentos e continuação do óptimo trabalho =)