BeRuby

Embaixadores

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mad Men


Há pouco tempo acabei de ver a quarta temporada de Mad Men. Para quem não sabe (provavelmente ninguém) é uma série de sucesso sobre o mundo da publicidade na década de 60 que se passa na Madison Avenue, em New York. Da sua profissão e das suas características profissionais vem o nome M(ad) Men. Ainda não há data para a quinta temporada ou sequer se vai haver (se alguém tiver mais informação é favor partilhar), mas de qualquer das maneiras Mad Men já tem o seu lugar reservado na galeria dos melhores projectos televisivos dos últimos anos. Ganhou 4 Globos de Ouro e 45 outros prémios no meio de 84 nomeações.

Não é uma série fácil de perceber e admito que houve episódios em que senti que estava a perder alguma coisa, mas penso que ninguém conseguiu realmente entender tudo, porque os diálogos são bastante elaborados e remontam sempre a coisas que se passaram anteriormente na série (e nem sempre nos lembramos de tudo) ou então falam de pormenores que só quem está bastante informado da realidade americana da altura consegue perceber. Isto foi o destaque negativo; de positivo há a destacar várias coisas, como o elenco, o guarda-roupa, os cenários, a envolvência histórica, a precisão da informação que nos é dada a saber e as relações inter-pessoais.

O cenário é muito bem trabalhado, os dados históricos relevantes são bastantes precisos e há várias relações retratadas. As personagens vestem-se com uma classe tal que apetece viver nesse tempo.. Mas acima de tudo, dois pontos-fortes: ficamos a saber como era a América e o mundo em geral, pela visão dos homens de negócios e de outras pessoas que a série nos presenteia e a qualidade do elenco, com Vincent Kartheiser (Peter Campbell), Elizabeth Olson (Peggy Olson), John Slattery (Roger Sterling!) e principalmente Jon Hamm (Don Draper).

Don Draper é aliás a cara de Mad Men. O melhor "advertiser" de NY, um conquistador a quem nenhuma mulher resiste, homem rico e conhecido no mundo em que está envolvido, aliciado por todas as empresas concorrentes da sua e com um passado obscuro.

Temos referências a vários assuntos marcantes e a tendências daquela época, como a constante presença do tabaco (tanto eles como elas), do álcool (é incrível como eles estão sempre a beber em todos os episódios), do racismo, da diferença entre o homem e a mulher, a eleição de JFKennedy e o seu assassinato, a ameaça nuclear do início da década, o discurso de Luther King em Washington, o advento da televisão, a Guerra Fria, as diferenças entre NY e a Califórnia e até os problemas que os veteranos tinham em fazer negócios com os japoneses.

Enfim, por isto e por muito mais, aconselho a verem a série.

Nota 9

Até ao próximo post!

2 comentários:

Gema disse...

Ora aí está uma série que a minha cara metade me está sempre a chatear para eu ver, porque diz que é muito boa. Eu não sei porquê não consigo dar oportunidades ás séries :S

Catarina Norte disse...

Descobri Mad Men há pouco tempo e fiquei completamente apaixonada! Rendi-me ao primeiro episódio...todo aquele pormenor, todas as subtilezas, os excelentes diálogos (mesmo que às vezes nos desoriente...lá está, não somos dos sixties), todo o cuidado com os figurinos e a recriação daquela época...são absolutamente excepcionais e desafiantes e dá imenso prazer poder assistir a algo de tal perfeição! (se me permites,http://avidaemcenas.blogspot.com/2010/12/mad-men-temporadas-1-e-2.html)
E esta 4ªtemporada (que acabei de ver também há uns dias)foi deveras avassaladora, sempre imprevisível e especial!
É bom "conhecer" mais um fã de Mad Men!

Cumprimentos